Exames Clínicos

Exame clínico: é efetuado por médico do trabalho ou generalista com experiência em saúde do trabalhador. Monitora-se pressão arterial, batimentos cardíacos, peso, altura, condições da coluna e a saúde psíquica. Ao final, o médico irá emitir um Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), que é o documento que comprova as condições de saúde adequadas do funcionário para que ele possa iniciar suas atividades junto à empresa.

O ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) é o documento médico que avalia a capacidade laborativa de um trabalhador. Sendo exigido pela norma regulamentadora NR 07 do Ministério do Trabalho e Emprego, o Atestado de Saúde Ocupacional ASO é o comprovante de que o colaborador foi avaliado em Exame Clínico Ocupacional.

Segundo a NR 07, os Exames Clínicos Ocupacionais e o Atestado de Saúde Ocupacional são obrigatórios durante o período da relação de emprego para todos os colaboradores.

Todas as empresas que empregam trabalhadores são obrigadas a manter o PCMSO e um médico do trabalho responsável por esse programa. Todos os custos referentes aos exames clínicos e atestados de saúde ocupacionais devem ser bancados pelo empregador. Este deve arquivar todos os recibos referentes às despesas do programa, pois os mesmos podem ser solicitados em uma eventual fiscalização.

Os exames ocupacionais devem ser realizados preferencialmente por médico especializado em Medicina do Trabalho, porém pode ser realizado por médicos de outras especialidades indicados pelo coordenador do PCMSO, desde que familiarizados com os princípios da patologia ocupacional. Os serviços da Global Med Work abrangem todas as NRs, e principalmente o PPRA e o PCMSO, incluindo a realização e gestão dos exames clínicos ocupacionais e também os Exames Complementares Ocupacionais, entre em contato e solicite um orçamento. Os exames clínicos ocupacionais devem ser realizados preferencialmente por médico especializado em Medicina do Trabalho, porém pode ser realizado por médicos de outras especialidades indicados pelo coordenador do PCMSO, desde que familiarizados com os princípios da patologia ocupacional.

Há cinco situações em que é exigido o Atestado de Saúde Ocupacional:

  • Admissional: Antes da admissão de um novo colaborador o procedimento do Atestado de Saúde Ocupacional é a realização dos Exames Admissionais onde o médico realiza exame clínico para verificar sobre o histórico de saúde do funcionário como doenças preexistentes, e sobre as condições a que era submetido no trabalho anterior;
  • Periódico: O Atestado de Saúde Ocupacional aponta a obrigatoriedade dos Exames Periódicos que podem ser realizados periodicamente uma vez por ano, a cada dois anos ou em intervalos menores, dependendo do grau de risco a que o colaborador está exposto;
  • Retorno ao Trabalho: no primeiro dia após o retorno ao trabalho do colaborador afastado por 30 dias ou mais em decorrência de doença ou acidente ocupacional;
  • Mudança de Função: antes de mudança de função que implique em exposição do colaborador a agentes prejudiciais que não estavam presentes na função anterior;
  • Demissional: após a demissão do colaborador, o procedimento do Atestado de Saúde Ocupacional é realizar o Exame Demissional até a data de homologação da dispensa.